Neste domingo (17), o Governo do Pará, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, promoveu uma ação dedicada à saúde renal, em comemoração ao Dia Mundial do Rim, ocorrido em 14 de março. O evento, realizado na Praça da República, em Belém, das 8h às 13h, ofereceu uma variedade de serviços e orientações sobre saúde, incluindo exames e consultas com nefrologistas, especialistas no tratamento de doenças renais.
A programação abrange atividades como triagem em Enfermagem, vacinação, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), auriculoterapia, avaliação e orientação nutricional, além do cadastro para fornecimento de serviços e utilidade de saúde, agendamento de mamografias, exames preventivos de colo de útero e consultas e exames de rotina.
O coordenador estadual de Saúde do Homem, Diego Cutrim, ressaltou a relevância da campanha: "Nosso foco principal hoje é o atendimento com nefrologistas, que poderá encaminhar os pacientes para atenção especializada, quando necessário. Contudo, contamos também com diversas outras coordenações que oferecem serviços de saúde para a população", afirmou.
A médica nefrologista Cristina Lupatini explicou a importância da conscientização sobre a saúde renal: "Os rins são órgãos que não manifestam sintomas e podem evoluir para insuficiência renal, necessitando de diálise ou transplante renal, além de aumentar o risco de morte por causas cardiovasculares, como infarto ou AVC. Durante esta campanha, abordamos os principais fatores de risco para doenças renais, como hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, sedentarismo e cálculos renais. Também realizamos dosagens de creatinina capilar em pacientes de maior risco e os encaminhamos para acompanhamento com nefrologistas na Policlínica", esclareceu.