19 May
19May

O calor escaldante que tem dominado o interior e a região central do Brasil está com os dias contados. Modelos de previsão do tempo indicam a chegada iminente de uma forte frente fria, trazendo consigo um ar polar abrangente e a promessa de chuvas para os próximos dias, a partir da sexta-feira, 24 de maio, estendendo-se até o final de semana.


Com a chegada desse sistema, as atenções se voltam novamente para as condições de chuva no Sul, mas desta vez, sem se restringir apenas ao estado do Rio Grande do Sul. A primeira frente fria do mês, ocorrida nos dias 10 e 11 de maio, enfraqueceu o padrão do bloqueio atmosférico, permitindo o avanço dos sistemas do Sul em direção ao Sudeste.


O destaque desta vez é a massa de ar polar que acompanha essa frente fria, prevista para se formar na noite de quinta-feira, 23 de maio, no Sul do país, avançando em direção ao Sudeste ao longo da sexta-feira. A expectativa é de uma queda significativa de temperatura já no próximo final de semana, especialmente nos estados do Sul, em São Paulo, no centro-sul de Mato Grosso do Sul e até mesmo em áreas entre o sul e o interior do Rio de Janeiro, Minas Gerais e sul de Goiás. Além disso, prevê-se que esse ar frio influencie novamente o estado de Mato Grosso e provoque friagem entre Rondônia e o Acre, na Região Norte do país.


Com essa mudança brusca de temperatura, espera-se uma virada nas condições climáticas dessas regiões, com mínimas e máximas mais baixas. Embora ainda possam ocorrer períodos de tempo seco e temperaturas acima de 30°C em algumas localidades, a tendência é que o calor intenso não se prolongue por vários dias ou semanas consecutivas, dando lugar a padrões mais típicos de outono até o final do mês.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.